Instintos
Os Instintos e o Eneagrama
Após ter feito a sessão de identificação dos Instintos e ter "conhecido" seu Instinto Dominante, chegou o momento de ler mais informações sobre ele.
O Instinto é algo que faz parte da sua natureza, algo que te move sem passar pelo mental ou emocional, ou seja, é um impulso natural que não depende da sua vontade, razão ou sentimentos. Por isso os Instintos se antecipam e se impõem à nossa razão e à nossa vontade.
Do ponto de vista positivo, os Instintos são uma fonte de energia para dar e vender. Conhecer essa energia proporciona um potencial extraordinário de atuação na vida (para você, para os outros e na sua missão).
O Instinto não é uma habilidade adquirida, mas um movimento interno que traz características específicas de comportamento e motivações.
A combinação dos Instintos com o Tipo de Personalidade (eneatipo) possibilita um olhar mais consciente da sua atuação na vida. Essa combinação no Eneagrama é chamada de Subtipos (dentro do eneatipo).
O Subtipo é a junção do Instinto Dominante em cada pessoa com a Paixão ou Pecado de raiz do seu Tipo de Personalidade (eneatipo).
A Paixão ou Pecado de raiz não deve ser visto como algo errado ou ruim, mas como a tendência a "falhar, errar o alvo" de alguma forma. Há 9 principais Paixões / Pecados que representam as principais maneiras de perder o equilíbrio e incorrer em distorções de raciocínio, sentimento e ação. Embora tenhamos em nós as 9 Paixões, há uma que é mais forte, e assim, ela representa a origem do nosso desequilíbrio e de nosso apego ao ego.
Os 3 principais Instintos são: Autopreservação, Social e Sexual (ou também chamado de Um a Um).
Cada eneatipo pode ter como Instinto Dominante um dos 3 acima. Assim chegamos a um total de 27 Subtipos.
Isso explica por que as pessoas do mesmo eneatipo são tão diferentes em seu comportamento.
Antes de descrever os Subtipos, eu quero mencionar as Paixões de cada Tipo de Personalidade (eneatipo).
Eneatipo 1 - Paixão: Ira
Esta paixão estaria mais bem descrita pela palavra Ressentimento. A ira em si não é o problema, mas no enetipo 1 ela é reprimida, levando a constantes frustrações e dissabores em relação a si e ao mundo.
Eneatipo 2 - Paixão: Soberba / Orgulho
A soberba consiste numa incapacidade ou falta de disposição para reconhecer o próprio sofrimento. Enquanto procura "ajudar" os outros, o eneatipo 2 nega muitas de suas próprias necessidades. Esta paixão também poderia ser descrita como orgulho das próprias virtudes.
Eneatipo 3 - Paixão: Ilusão
A ilusão consiste em pensar que somos apenas o ego. Quando acreditamos nisso, esforçamo-nos para desenvolver o ego, em vez da nossa verdadeira natureza. Também poderíamos chamar esta paixão de Vaidade, uma tentativa de fazer o ego sentir-se importante sem recorrer à fonte espiritual.
Eneatipo 4 - Paixão: Inveja
A inveja baseia-se na sensação de que algo fundamental nos fala. Ela leva o eneatipo 4 a pensar que os outros têm qualidades que ele não possui. As pessoas desejam o que está ausente, esquecendo-se muitas vezes de ver as dádivas com que forma abençoadas.
Eneatipo 5 - Paixão: Avareza
O eneatipo 5 acredita que, por ter poucos recursos interiores, a interação com as pessoas o levará a uma catastrófica redução ou esgotamento. Esta paixão leva as pessoas a esquivar-se do contato com o mundo e a minimizar suas necessidades para garantir a preservação de seus recursos.
Eneatipo 6 - Paixão: Medo
Esta paixão estaria mais bem descrita pela palavra Ansiedade, pois esta nos faz recear coisas que na verdade não estão acontecendo. O eneatipo 6 vivi a vida em constante estado de apreensão e preocupação com possíveis eventos futuros.
Eneatipo 7 - Paixão: Gula
A gula aqui se refere ao desejo insaciável de "encher-se" de experiências. O eneatipo 7 tenta superar a sensação de vazio interior dedicando-se a inúmeras ideias e atividades estimulantes e positivas, mas nunca acha que tem o bastante.
Eneatipo 8 - Paixão: Luxúria
A luxúria não se aplica apenas ao desejo sexual; o eneatipo 8 tem luxúria no sentido de deixar-se mover por uma constante necessidade de intensidade, controle e quantidade. A luxúria leva o eneatipo 8 a tentar controlar tudo em sua vida - a afirmar-se com obstinação.
Eneatipo 9 - Paixão: Preguiça
A preguiça não significa apenas falta de ação, já que o eneatipo 9 pode ser bem ativo e realizador. Aqui, ela se refere mais ao desejo de não ser afetado pelas coisas, ter preguiça de olhar para si e suas questões e uma falta de disposição para entregar-se plenamente à vida.
IMPORTANTE ressaltar que nem sempre você estará em conexão com seu Instinto Dominante e a respectiva Paixão do seu tipo de personalidade. Pois você pode estar mais conectado(a) com suas Virtudes. Ao ler as descrições dos Subtipos abaixo, lembre que eles serão menos válidos se você estiver atuando na vida com seu Instinto Dominante + suas Virtudes pessoais.
Abaixo estão descritos os 27 Subtipos
(texto do livro: A Sabedoria do Eneagrama - Don Richard Riso e Russ Hudson)
TIPO 1 - AUTOPRESERVAÇÃO
Autocontrole.
Os Autopreservacionistas típicos do Tipo Um tendem a preocupar-se com o bem-estar material, tanto em termos de finanças quanto de saúde, e costumam castigar-se por não trabalhar duro o bastante (como fazem os representantes mais típicos do Tipo Seis ). O instinto de Autopreservação lhes dá também um forte impulso para a satisfação, porém seu superego pode reagir severamente contra ele. O consequente conflito interior é a fonte do stress da tensão física e da postura "ou tudo ou nada" que eles adotam com relação a seus desejos e prazeres. Assim, pode haver alternância de período de indulgência, em que satisfazem todos os desejos, e outro de acetismo, nos quais o suprimem ao máximo.
À medida que se identificam mais com o ditame do superego, o erro lhes parece ainda mais catastrófico, impedimento ao seu bem-estar, o que às vezes o tornam bastante exigentes e difíceis de satisfazer. Valorizam a limpeza, a higiene, a organização e a estética, preocupando-se muitas vezes com a saúde e a dieta, o que os leva a acreditar com fervor religioso nas propriedades das vitaminas, da macrobiótica, da homeopatia etc. Tendem a ser superprotetores em relação aos demais nas coisas que os preocupam em si mesmos: se estiverem com medo de ficar doentes, recriminarão os outros por não cuidarem da própria saúde; se preocupados com dinheiro, convencerão os outros a economizar. Nos níveis inferiores, a rispidez do superego os leva a sentir-se indignados de qualquer tipo de conforto ou recompensa.
Na faixa não-saudável, os Autopreservacionistas do Tipo Um começam a oscilar entre períodos de restrição rigorosa de seus apetites e períodos de orgias e excessos. Costumam ficar obcecados com a saúde, principalmente no que se refere à alimentação. Tentam muitas vezes justificar ou voltar atrás na violação de seus próprios princípios de saúde e dieta. Assim, após uma farra de doces ou bebidas alcoólicas, fazem jejum. Milkshakes e batatas fritas são acompanhados de montes de vitaminas. Os Autopreservacionistas do Tipo Um estão propensos a extremos e a distúrbios alimentares – como ascetismo, jejuns excessivos, orgias alimentares seguidas de purgações – para refrear seus impulsos instintivos.
TIPO 1 - SOCIAL
O Cruzado.
Os representantes Sociais típicos do Tipo Um acreditam que, por defenderem valores e padrões sociais objetivos, têm o direito de falar em nome dos demais. Às vezes, podem agir como professores, advogados e pregadores morais, principalmente no que se refere a questões sociais e regras e procedimentos legais. Interessam-se frequentemente por política, atualidades e jornalismo e são peritos em descobrir e denunciar ‘sujeiras’. Por outro lado, dedicam-se pacientemente a propiciar as reformas que julgam necessárias, por meio de campanhas em favor da melhoria das escolas, reciclagem de dejetos, etc.
Os representantes Sociais do Tipo Um sentem-se mais vivos quando defendem suas opiniões e convicções com unhas e dentes. Eles apreciam as pessoas que também o fazem, embora esperem que sempre concordem com o que dizem quando sua fixação é maior. Isso pode leva-los a rigidez de raciocínio e de comportamento. Sua visão pode então tornar-se um obstáculo, uma armadura contra o mundo. E, como o Tipo Um aplica regras a si mesmos ainda mais rigorosamente, o que essas pessoas mais receiam é ser pegas em contradição diante de suas próprias opiniões.
Embora insistam em que sua críticas não devem ser levadas para o lado pessoal, eles mesmos sempre agem assim, muitas vezes reagindo a políticas de caráter público como se fossem afrontas ou triunfos pessoais.
Os menos saudáveis nutrem expectativas e padrões irrealistas para si próprios, para os outros e para a sociedade como um todo. Assim, podem envolver-se com visões políticas extremistas ou dogmas religiosos estritos (o livre-arbítrio é a única solução para os males da nação; abaixo o sexo no casamento, a menos que seja para a concepção). Nos níveis inferiores, essas pessoas poderão recorrer a arengas e invectivas, sentindo-se constantemente ultrajadas pelas imperfeições da humanidade.
TIPO 1 - SEXUAL (Um a Um)
Padrões compartilhados.
Os representantes Sexuais típicos do Tipo Um desejam um relacionamento impecável com um parceiro idealizado. Eles querem o parceiro perfeito, uma fonte perene de estabilidade em suas vidas. Nesse aspecto, podem ser confundidos com os do tipo Quatro. Nutrem altas expectativas em relação ao parceiro, à família e aos amigos íntimos e acreditam que estes se pautam pelos mesmos padrões. (“Partilhamos esses ideais, não é verdade? “). Eles receiam que o outro não esteja à altura dessas expectativas, destruindo assim a harmonia e a perfeição do relacionamento. Isso os leva a achar que precisam pressionar os entes queridos a agir conforme seus padrões. Além disso, por ser difícil encontrar alguém que preencha seus requisitos, eles poderão entrar em sucessivos relacionamentos, sentindo-se sempre decepcionados.
Os representantes Sexuais do Tipo Um dão muita importância à fidelidade. (“O amor é para sempre.”). Embora não aparentem ser carentes, eles costumam ter medo – muito bem disfarçado, aliás – de ser abandonados e padecer de uma crônica sensação de solidão. A mistura entre as grandes expectativas e o medo do abandono pode resultar numa atitude de controle extrema do parceiro. (“Não me decepcione. Não me engane.”). Nos níveis inferiores, essas pessoas poderão bisbilhotar o tempo todo todas as atividades e o paradeiro do parceiro. Por acharem que conquistaram um bom relacionamento, que conquistaram o direito ao prazer, elas sentem-se ameaçadas diante da possibilidade de perder uma das poucas áreas em que se sentem recompensadas. Assim, podem recorrer a críticas e outros mecanismos de controle para roubar o equilíbrio do outro, deixá-lo inseguro e adiar dessa forma um potencial abandono.
Na faixa não-saudável, a variante Sexual dota essas pessoas de fortes desejos e apetites, difíceis de justificar ao superego do Tipo Um. Por conseguinte, essas pessoas podem oscilar entre o desejo intenso e a necessidade de rejeitar esse desejo, o que pode leva-las à compulsividade ou à repressão sexual. (“Não quero sentir-me atraído por essa pessoa.”). Ao mesmo tempo, podem acreditar que o outro é a fonte de suas obsessões e querer controlá-lo para restabelecer o equilíbrio do relacionamento. Na faixa menos saudável, elas estão expostas a surtos intensos de ciúme. Seu medo é tamanho que elas submetem o outro a constantes interrogatórios. Em casos extremos, poderão punir os outros ou a si próprias para purgar-se de seus desejos.
TIPO 2 - AUTOPRESERVAÇÃO
Tenho "Direito".
Os Autopreservacionistas do Tipo Dois reprimem o próprio instinto de Autopreservação para concentrar-se na satisfação das necessidades alheias. As pessoas que se classificam conforme esta variante instintiva são as que provavelmente mais se dedicam aos outros em detrimento de suas próprias necessidades, tendo assim pouco descanso ou tempo para si. Geralmente gostam de receber e cozinhar, mas podem não se alimentar bem ou não conseguir divertir-se nas reuniões que promovem. Embora subconscientemente esperem que as pessoas cuidem de suas próprias necessidades de Autopreservação, raramente são capazes de pedi-lo de forma direta. Por isso, estão especialmente propensas a sentir-se como mártires, achando que os outros lhe "devem" uma paga por seus serviços, como se dissessem: "Tenho direito a qualquer coisa de que precise por ter feito tanto por todo mundo".
À medida que a ansiedade aumenta, os Autopreservacionistas do Tipo Dois começam a satisfazer suas necessidades de modo indireto. Ao mesmo tempo, seu instinto de Autopreservação se distorce pela tendência a reprimir os sentimentos e impulsos. Além disso, eles podem tornar-se presunçosos, vangloriar-se de seus sacrifícios e sentir-se cada vez mais no direito de fazer tudo aquilo que julguem compensar suficientemente o seu sofrimento. A reivindicação de privilégios especiais passa a coexistir com os excessos na alimentação e o recurso a medicamentos para suprimir a agressividade. A negação dos problemas se alternam à queixa: é "Eu não preciso de ajuda" ou "ninguém liga para minha necessidade ". Eles passam a recorrer cada vez mais à manipulação emocional, levando os outros a sentir-se culpados para satisfazer sua necessidade.
Na faixa não-saudável, os Autopreservacionistas do Tipo Dois tornam-se presunçosos e caem no extremo de negligenciar ou abusar do próprio bem-estar físico. É comum a obsessão com a comida ou com sintomas físicos. Surgem distúrbios picossomáticos e sinais de hipocondria. Porém a supressão de necessidades emocionais ou de sentimentos de agressividade podem criar problemas de saúde reais.
TIPO 2 - SOCIAL
O Amigo de Todos.
Na faixa média, o instinto social se manifesta no Tipo Dois por um forte desejo de ser querido e aceito por todos de seu círculo social. Como o do Tipo Sete, geralmente tem agenda cheia e gostam de apresentar pessoas, fazer contatos e receber. Muitos se surpreendem com sua facilidade em tratar quase todo mundo pelo prenome. Eles gostam de ser o centro de seu grupo social, pois tem muita necessidade de serem notados e lembrados para afastar o medo tremendo de serem excluídos ou desconsiderados.
À medida que sua necessidade de amor e atenção aumenta, os representantes sociais do Tipo Dois começam a buscar legitimação por meio da popularidade ou do contato mais íntimo com pessoas bem-sucedidas ou bem-vistas em seu grupo. Elas bem podem ter suas próprias ambições, mas estas são basicamente inconscientes e indiretas. Isso pode levá-las a agir visando tornar-se indispensáveis àqueles que julgam ter sucesso: "Uma mão lava a outra". Se estiverem inseguras de sua aceitação social, podem cultivar seu dote para aumentar o próprio valor e, assim, ter mais a oferecer (por exemplo, a mediunidade). Essas pessoas tentam impressionar os outros dando conselho - espirituais, financeiros ou médicos -, mas também citando displicentemente o nome das pessoas importantes e famosas que conhecem. Essa última característica muitas vezes lhe traz problemas, pois seu desejo de mostrar que são amigas de VIPs geralmente as faz cometer indiscrições e revelar segredos. Os representantes do Tipo Dois que estão na faixa médio-inferior arriscam-se a frustrar seus entes queridos por dispersar-se entre inúmeros contatos sociais sem fixar-se muito em nenhum. Tamanha é sua necessidade de aprovação que eles perseguirão mesmo o menor indício de atenção.
Na faixa não-saudável, essas pessoas correm o risco de ser extremamente paternalistas, destacando constantemente suas "boas ações" e exigindo-lhes reconhecimento: "Onde você estaria sem mim?". Da mesma forma, podem mostrar-se "boazinhas", encobrindo os erros daqueles que estimam para mantê-los em seu poder e, assim, tê-los sempre por perto.
TIPO 2 - SEXUAL (Um a Um)
Ânsia de Intimidade.
Na faixa média, os representantes Sexuais do Tipo Dois constituem os verdadeiros viciados em intimidade do Eneagrama. Eles agem conforme o impuIso de aproximar-se, tanto emocional quanto fisicamente, dos outros. Isso os leva a empenhar-se em conquistar as pessoas que os atraem, principalmente quando elas parecem indiferentes e representam um desafio. Se, no caso do Tipo Dois, a Variante Social leva as pessoas a querer ser amigas de todos, a Variante Sexual as leva a querer ser as melhores amigas de alguém: concentram-se em poucos e gostam do papel de confidente e amigo especial, único. Elas apreciam a conversa a sós, em que se trocam segredos e se fala "do relacionamento”, e gostam de descobrir quais as coisas que o parceiro valoriza, sendo capazes de pesquisa-las para aproximar-se ainda mais. ("Uau, eu também tenho ouvido muito o discos que Sinatra gravou nos anos 40!").
A palavra sedução tem sido muito associada ao Tipo Dois em geral, mas aplica-se principalmente aos seus representantes Sexuais. Os nove tipos têm sua própria forma de seduzir. A desta Variante Sexual do Tipo Dois consiste principalmente em cumular o outro de atenções. Essas pessoas se dispõem a conversar sobre os problemas do outro para aproximá-los mais. A atividade sexual propriamente dita pode também entrar em jogo, mas nem sempre é algo consciente.
À medida que a ansiedade quanto ao desejo que despertam aumenta, os representantes Sexuais do Tipo Dois começam a perseguiro outro, temendo que este não lhes desse seu tempo se eles não se esforçassem em conseguí-Io. Nos níveis inferiores, essas pessoas começam a fazer pressões e exigências, não aceitando um "não" como resposta. Mesmo que possuam a afeição do outro, não se sentem próximas o bastante. Enquanto os representantes da Variante Social gostam de fazer muitos contatos e apresentar as pessoas umas às outras, o da Variante Sexual querem manter os amigos distantes, temendo que se descubram e o excluam da relação.
A variante Sexual dota as pessoas menos saudáveis do Tipo Dois de excessivo ciúme, possessividade e superproteção. O medo de perder o objeto de seus desejos as leva a rondá-los, temendo que se afaste. Por conseguinte, poderão transformar o outro numa obsessão, passando a interrogá-lo compulsivamente e a não aceitar nenhuma rejeição nem qualquer reação que considerem inadequada. Além disso, poderão assediar a pessoa com quem estão romanticamente obcecadas ou agir predatoriamente com aquelas que não conseguem resistir às suas tentativas de aproximação.
TIPO 3 - AUTOPRESERVAÇÃO
Viciados no Trabalho.
Os Autopreservacionistas típicos do Tipo Três crêem que devem esforçar-se constantemente para ter segurança e estabilidade (como os do Tipo Seis) e criar seu pé-de-meia (como os do Tipo Oito). Porém, ao contrário do que pensam as pessoas do Tipo Seis, para eles a segurança vem do dinheiro, dos bens, da casa própria e não da fidelidade a uma empresa, ideologia ou pessoa. Eles lutam pela eficiência, racionalizando sua vida ao máximo, a fim de aplicar toda a energia na realização de sua meta. Essas pessoas tentam impressionar não por seu sex appeal, mas por sua estabilidade e seu bem-estar material. Como os representantes do Tipo Um, elas observam muito o detalhe em tudo o que fazem. Sua disposição a assumir responsabilidades, fazer sacrifícios e trabalhar duro é motivada pela possibilidade de avançar - elas querem recompensas concretas pelo trabalho bem-feito: aumento, promoções e relatórios favoráveis.
Os Autopreservacionistas do Tipo Três talvez se concentrem demasiado na carreira, deixando em segundo plano a saúde e o relacionamento. Eles não conseguem relaxar com facilidade e isso às vezes os leva a tirar férias para iniciar novos projetos e "fazer o dever de casa". Nos Níveis de Desenvolvimento médio-inferiores, eles se tornam cada vez mais ansiosos quando não estão trabalhando e talvez tenham dificuldades em manter relacionamentos íntimos. Convencidos de que a base material de sua segurança pode ser perdida a qualquer momento, eles acreditam que se não nadarem o tempo todo, afundarão. Interromper a cadeia de hábitos estressantes de trabalho é algo aparentemente fadado ao fracasso. A inatividade lhes parece doença ou incapacidade. ("O que há de errado comigo? Por que não estou produzindo mais ?") Por isso, eles têm muito medo da doença, seja ela física ou emocional, pois reduz sua eficiência e produtividade. Alguns dias de licença poderiam fazer o mundo vir abaixo.
Na faixa não-saudável, os Autopreservacionistas do Tipo Três fazem esforços titânicos para permanecer eficientes, sacrificando o relacionamento e a saúde por dinheiro e segurança no emprego. Assim, ficam muito propensos a estafas e colapsos nervosos. Quando já não conseguem desincumbir-se bem de suas obrigações, eles tentam desesperadamente esconder todo o problema de saúde, tanto o físico quanto o emocional. (" tá tudo bem comigo.")
TIPO 3 - SOCIAL
O Caçador de Status.
No Tipo Três, o instinto social costuma manifestar-se pela necessidade de reconhecimento e da certeza de estar progredindo, subindo na vida. Naturalmente, isso variará conforme a cultura, mas todos os representantes Sociais do Tipo Três precisam de indícios de valorização de seus pares. (Se fosse um monge em um mosteiro na Tailândia, a pessoa pertencente a este tipo e a esta Variante Instintiva precisaria ter a certeza de estar meditando bem - ou seja, ser um monge exemplar!) Títulos acadêmicos, cargos de destaque, excelentes currículos, boas notas e prêmios são importantes para eles, já que se identificam tanto com seu papel social. ("Sou o que faço."). Eles querem pertencer à linhagem certa, ter as credenciais certas. Esse instinto manifesta-se também pelo cultivo do jargão e da indulmentária profissionais, além do alarde de marcas prestigiosas de roupas, carros etc. Vale lembrar, porém, que o indicador de valor social de uma determinada pessoa deste tipo variará conforme a cultura em que vive e seus gostos pessoais.
À medida que a ansiedade aumenta, os representantes Sociais do Tipo Três começam a sentir uma necessidade cada vez maior de demonstrar o próprio valor. A ambição social poderá tornar-se seu maior combustível, levando-os a fazer contatos e distribuir cartões de visita. Além disso, podem almejar a fama como compensação de feridas narcísicas da infãncia. (" Se um milhão de pessoas compram meu CD é porque sou fantástico!") O narcisismo pode ser a fonte de competição e comparação sociais compulsivas: nunca ser menos que o vizinho. À medida que se tornam mais inseguros, eles tendem a vangloriar-se, autopromover-se e exagerar a própria capacidade. Isso se aplica especialmente aos que não conseguiram atingir o que imaginam ser o sucesso.
Na faixa não-saudável, desesperadas por atenção, essas pessoas correm o risco de ser desonestas em sua busca de reconhecimento, podendo chegar a mentir sobre sua formação e suas realizações não apenas para conseguir emprego, mas também para impressionar. Não é raro que incorram em problemas cuja solução está acima de suas forças. Sua aflição e sua ânsia os tornam extremamente incapacitados, mas eles recorrem ao charme e até à exploração para impedir que o outros percebam sua real condição.
TIPO 3 - SEXUAL (Um a Um)
A Presa.
Os representantes Sexuais típicos do Tipo Três caracterizam-se por uma enorme vontade de ser desejado, não só do ponto de vista sexual como também do da valorização social e afetiva. Eles tentam criar uma imagem atraente e sedutora, que corresponda ao ideal de seu gênero e de seu meio cultural, comprazendo-se em induzir os outros a maximizar seu poder de atração. Eles querem ser o tipo de pessoa que seu par gostaria de exibir diante do amigos. Sejam homens ou mulheres, tendem a cultivar as qualidades que acreditam que fariam os outros interessar-se por eles: querem deslumbrá-lo. Ao contrário das pessoas do Tipo Dois, que seduzem o outro cumulando-o de atenções, sua sedução consiste em chamar a atenção para suas próprias e extraordinárias qualidades. Em certos casos, isso pode dar ensejo à ambição de tornar-se artista de cinema, ídolo da juventude ou modelo. Na cultura norte-americana contemporânea, este tipo geralmente se dedica bastante a cuidar do corpo e da aparência.
Os representantes Sexuais do Tipo Três em geral sabem como atrair parceiros, mas costumam não saber manter os relacionamentos, receando não conseguir estar à altura da imagem que projetam. Como seus colegas de Variante Instintiva dos demais tipos, essas pessoas desejam muito a intimidade. Mas, como pertencem ao Tipo Três, temem as ligações emocionalmente mais profundas. Assim, poderão tentar atingir a intimidade por meio da relação sexual, porém, nos níveis inferiores, as dúvidas quanto ao próprio poder de atração os fará rejeitar até as pessoas que mais lhe interessam. Em alguns casos, eles usam as conquistas sexuais como arma contra o medo de não ser desejáveis. Os representantes menos saudáveis deste tipo tendem também ao exibicionismo - exibem-se para seduzir o outro ou para certificar-se de seu valor e de seu poder de atração.
Na faixa não-saudável, a variante Sexual pode levar essas pessoas à promiscuidade. No fundo, elas são extremamente vulneráveis, mas tendem a atacar os que de alguma maneira põem seu valor sob questão. Qualquer golpe em seu narcisismo, seja real ou imaginário, provoca revanches, ira sexual e ciúme, em geral desproporcionais em relação à decepção em si.
TIPO 4 - AUTOPRESERVAÇÃO
O Sensualista.
Na faixa média, os Autopreservacionistas do Tipo Quatro tendem a ser os mais práticos e materialistas dentre os representantes de seu tipo. Sendo pessoas que amam as coisas boas da vida, gostam de cercar-se de objetos belos. São muito sensíveis à sensualidade do mundo concreto e, por isso, podem criar um "ninho" cheio de coisas de grande apelo estético e emocional. Como são muito suscetíveis à apresentação e ao simbolismo dos presentes, gostam de presentear (uma rosa para o ser amado, por exemplo). Além disso, tendem a ser os mais introvertidos dentre os representantes de seu tipo: possuir um lar confortável bonito ajuda-os o atravessar os períodos de isolamento social. Seu grau de exigência em relação ao ambiente pode chegar à obsessão: gostam de texturas agradáveis ao tato, iluminação difusa e temperatura confortável.
Por fim, seu desejo de intensidade emocional acaba por interferir com a vida normal. Essas pessoas muitas vezes jogam a cautela para o alto quando estão sob efeito da euforia de uma emoção qualquer. No outro extremo, tendem a ser autocomplacentes, numa tentativa de aliviar as rebordosas emocionais. Em ambos os casos, é seu costume deixar que os caprichos emocionais lhe ditem o comportamento. As pessoas desta Variante Instintiva por vezes tentam manter um estilo de vida rarefeito em detrimento de sua segurança e bem-estar físico (comprando coisas caras quando ainda não pagaram o aluguel, por exemplo). Como os representantes do Tipo Sete, elas podem tornar-se como diva frustradas, que só querem luxo e banquetes. Muitas vezes, adquirem maus hábitos alimentares e descuidam da saúde, assistindo filmes até tarde da noite, ouvindo música, comendo e bebendo demais, como se pensassem: "Que diferença isso faz?" Este tipo de coisa se torna uma compensação pela vida não vivida.
Na faixa não-saudável, os Autopreservacionistas do Tipo Quatro tornam-se muito suscetíveis ao alcoolismo e ao uso de drogas, sentindo-se atraídos por situações que põem em risco a estabilidade de sua vida. E a atração pelo perigo pode levá-los a romances ilícitos ou a outros relacionamentos destrutivos. Além disso, podem tornar-se extremamente irresponsáveis, não se incomodando em manter ou sequer em obter seu próprio sustento. Quando se sentem emocionalmente sobrecarregados, podem faltar ao trabalho ou deixar de pagar as contas. É comum recorrerem a drogas e se desleixarem de si mesmos por longo períodos, numa atitude extremamente autodestrutiva.
TIPO 4 - SOCIAL
O Estranho.
Os representantes Sociais típicos do Tipo Quatro são, em relação aos das demais Variantes Instintivas, os que mais se vêem como diferentes dos outros, como únicos no mundo. Eles vivem a sua singularidade tanto como o que de melhor podem oferecer ao outro como quanto à cruz que têm de carregar. Não é de surpreender que sejam os representantes mais socialmente ativos do seu tipo: desejam denvolver-se com as pessoas e ser parte do mundo social, mas muitas vezes não sabem como. Da mesma forma que os do Tipo Três, eles comparam-se constantemente aos demais, embora sempre achem que estão em desvantagem. Apesar de desejarem estar entre os belos, os glamourosos, a elite, duvidam ter recursos para tal.
A sensação de acanhamento em situações sociais acabam por levar os representantes Sociais do Tipo Quatro a acreditar que não sabem agir como pessoas normais. Eles invejam a felicidade dos outros, ao mesmo tempo que os rejeitam pelo que consideram grosseria e insensibilidade. Muitas vezes, adotam uma imagem exótica e glamourosa para encobrir sua insegurança no terreno social e, numa tentativa de compensação, começam a fazer parte de grupos com estilos alternativos de vida. ("Buscarei consolo com outros estranhos." Os beatniks dos anos 50 e os adeptos da subcultura gótica do rock nos anos 80 e 90 são exemplos disso.)
Certos representantes desta Variante podem lançar-se agressivamente à busca do sucesso para compensar a constante sensação de inadequaçao. ("Não vão rir de mim agora!"). Costumam ter violentas reações a tudo que se diz a seu respeito e ruminar conversas passadas em busca de indícios de desprezo nas palavras alheias. Ironicamente, podem tanto defender os próprios defeitos quanto lamentá-los. ("Claro que me sinto distante diante de tanta grossura e egoísmo - mas bem que eu queria que alguém me amasse!")
Na faixa não-saudável, o medo da rejeição pode levar essas pessoas a esquivar-se quase completamente ao envolvimento com os outros. A vergonha e as expectativas de humilhação podem crescer a ponto de fazê-las querer até evitar serem vistas. Ao mesmo tempo, as inseguranças as tornam incapazes de trabalhar bem. Por conseguinte, freqüememente tornam-se muito dependentes da família, dos amigos ou do parceiro. O isolamento, juntamente com as fantasias de realização, pode levá-Ias a desperdiçar sua vida.
TIPO 4 - SEXUAL (Um a Um)
Paixão.
Os representantes Sexuais típicos do Tipo Quatro são o melhor exemplo do romantismo, da intensidade e do anseio por um salvador que caracteriza seu tipo. Essas pessoas podem ser docemente vulneráveis e impressionáveis, mas também são dinâmicas e agressivas, principalmente na auto-expressão. Há nelas algo de assertivo e extrovertido que as faz mais capazes de realizar suas fantasias que os representantes das outras duas variantes. Em geral turbulentas e temperamentais, sua vida emocional costuma girar em torno daquele que as atrai. Seu objeto de desejo pode provocar-lhes simultaneamente intensos sentimentos de admiração, falta e ódio. Sedutoras e sensuais, essas pessoas podem ser também ciumentas e possessivas como os representantes do Tipo Dois, pois querem ser a única coisa importante na vida do outro. Como têm grandes dúvidas a respeito de seu poder de atração, lutam por realizações que as tornem aceitáveis aos olhos do outro - querem ser uma estrela - e, ao mesmo tempo, têm rancor daqueles que atingem iguais objetivos.
A inveja se torna mais visível nesta variante. Surgem problemas de relacionamento porque os representantes Sexuais do Tipo Quatro costumam envolver-se romanticamente com pessoas cujas qualidades admiram e querem possuir. Mas depois eles terminam invejando o ser amado e ressentindo-se contra ele justamente por possuir essas qualidades. A idealização é então rapidamente substituída pela rejeição pelos mínimos defeitos. Além disso, muitas vezes sentem-se atraídos por pessoas que, por uma razão ou outra, não estão disponíveis. Assim, podem passar muito tempo desejando ter para si o objeto de desejo e detestando todos aqueles que recebem a atenção deste.
Na faixa não-saudável, a intensidade da inveja que sentem pode levar essas pessoas a desejar sabotar os outros para vingar-se. Inconscientemente, elas vivem conforme o provérbio:"Degraça pouca é bobagem". ("Se eu tenho de sofrer, você também sofrerá.”). Os representante Sexuais do Tipo Quatro criam rivalidades e depois se sentem no direito de se desfazer de seus oponentes e magoar os que os decepcionaram. (É impossível não lembrar da inveja que Salieri tinha de Mozart, por exemplo.) Eles estão propensos a rápidas mudanças de sentimentos em relaçao aos outros, inclusive seus protetores e entes queridos. Seu caos emocional pode levá-los a atos de violência contra si mesmos ou contra aqueles que acreditam haver frustrado suas necessidades emocionais.
TIPO 5 - AUTOPRESERVAÇÃO
Isolamento e Armazenagem.
Na faixa média, os Autopreservacionistas do Tipo Cinco tentam atingir a separação e a independência reduzindo as próprias necessidades. Sendo pessoas extremamente conscientes de seu próprio dispêndio de energia, elas ponderam quais as atividades a adotar, perguntando-se se possuirão os recursos interiores necessários. Em caso negativo, rejeitarão a possibilidade. Seja como for, elas também preservam sua energia e seus recursos para evitar depender demasiado dos outros, tentando tirar do meio o mínimo possível. Por isso, podem ser muito reservadas, além de zelosas do local onde vivem ou trabalham.
Os Autopreservacionistas do Tipo Cinco são os verdadeiros solitários do Eneagrama: amam a solidão e em geral evitam o contato social com as pessoas - principalmente quando se trata de grupos. Apesar de poderem mostrar-se amigáveis e falantes, eles demoram a entrosar-se com os outros e muitas vezes sentem-se esgotados pelas interações sociais. Quando isso ocorre, precisam passar algum tempo em casa para recarregar as baterias. Além disso, ressentem-se muito das expectativas que possam ser criadas a seu respeito. Na maioria da vezes, procuram minimizar a própria necessidade para conseguir viver com menos dinheiro e evitar que interfiram com sua independência e privacidade. Embora possam ser afetuosos para com os mais íntimos, sendo os representantes da Variante emocionalmente mais frias do Tipo Cinco, eles em geral se mostram mais distantes e têm maior dificuldade de manifestar o que sentem pelos outros.
Na faixa não-saudável, os Autopreservacionistas do Tipo Cinco podem transformer-se em reclusos excêntricos, capazes de qualquer coisa para evitar o contato social. O isolamento pode levá-los a distorções de raciocínio e a ideias ilusórias. Não está descartado o surgimento de traços paranóides, principalmente no caso dos representantes do Tipo Cinco com Asa Seis.
TIPO 5 - SOCIAL
O Especialista. Os repressentantes Sociais típicos do Tipo Cinco sabem entrosar-se e conquistar um lugar para si pelo seu saber e por sua qualificação. Eles gostam de ver-se como os Mestres da Sabedoria e de valer-se de sua área de domínio para tornar-se indispensáveis (ser os únicos no escritório que sabem consertar um computador, por exemplo). Sendo os mais intelectuais dentre os representantes de seu tipo, eles são muitas vezes atraídos pelas ciências. Além disso, representam o papel social do xamã, o sábio que vive na margem de sua tribo, o senhor de conhecimentos secretos. Eles gostam de conversar sobre questões sérias e teorias complexas, tendo pouco interesse por brincadeiras. Sua interação social se pauta pelo debate de ideias, pela crítica da sociedade e pela análise de tendências.
Os representantes Sociais menos saudáveis do Tipo Cinco mostram-se incapazes de relacionar-se com as pessoas senão mediante sua área de domínio. Eles fazem do cabedal de informação que recolheram seu trunfo, seu meio de acesso ao poder. Assim, são socialmente ambiciosos no sentido de querer fazer parte da elite intelectual ou artística - preferem não "perder seu tempo" com os que não conseguem entender seu trabalho.
Na faixa não-saudável, essas pessoas costumam manifestar pontos de vista polêmicos e radicais. Muitas vezes, são anarquistas e anti-sociais: escarnecendo da raça humana, vêem o mundo como uma nau de insensatos. Além disso, podem criar bizarras teorias sobre a sociedade e a realidade. Mas, ao contrário dos Autopreservacionistas deste tipo, estarão dispostas a apresentá-las aos outros de qualquer maneira.
TIPO 5 - SEXUAL (Um a Um)
"Este é o Meu Mundo."Aqui existe um choque entre o distanciamento e a esquivança típicos do Tipo Cinco e o desejo de intensa proximidade que confere a Variante Sexual. Essas pessoas gostam de compartilhar segredos com os mais íntimos. (" Nunca contei isso a ninguém"), porém estão sempre um pouco divididas entre lutar pelos que as atraem e ceder à falta de confiança nos próprios dotes sociais. Por isso, sentem-se impelidas a entrosar-se com os outros, embora sempre com alguma ansiedade e uma certa tendência a retroceder de uma hora para a outra. Elas são mais afáveis e extrovertidas que as pessoas das outras duas Variantes, mas surpreendem e deixam a todos perplexos quando inopinadamente desaparecem por tempos. Por um lado, são como os representantes do Tipo Nove: quando se interessam por alguém, mostram-se extremamente abertas e acessíveis. Por outro, quando não se sentem estimadas ou compreendidas, logo se distanciam emocionalmente. Assim, alternam fases de muita frequência e intensidade e longos períodos de isolamento no relacionamento .
Mesclado ao intelecto, o instinto sexual produz uma fértil imaginação. Os representantes Sexuais do Tipo Cinco criam realidades alternativas - "mundos" particulares de vários tipos - que só apresentam aos mais íntimos. Essas pessoas buscam o parceiro ideal, o parceiro para a vida inteira, aquele que não se deixará desanimar por sua estranheza. ("Você tem medo da minha intensidade?") A forte sexualidade lhes dá o ímpeto de arriscar-se ao contato emocional, além de aliviar um pouco a sua constante atividade mental, tornando-se um meio de centramento. Porém, nos menos saudáveis, a mistura entre sexualidade e imaginação pode ganhar matizes sombrios e fetichistas, fazendo-os perder-se em meio a sonhos e fantasias inquietantes.
Na faixa menos saudável, a saudade de um amor perdido e o sentimento de rejeição podem levar essas pessoas a isolar-se e agir de modo autodestrutivo. Muitas vezes o voyeurismo as induz a viver de forma perigosa e a aproximar-se do sub-mundo.
TIPO 6 - AUTOPRESERVAÇÃO
Responsabilidade.
Na faixa média, os Autopreservacionistas do tipo 6 tentam dissipar a ansiedade pela sobrevivência esforçando-se para estabelecer a segurança mediante responsabilidade mútua: oferecem compromisso e solicitude, na esperança de receber o mesmo em troca. Embora busquem relacionamentos seguros, tendem a fazer amizades devagar: observam as pessoas longamente para saber se são confiáveis e se de fato estão “do seu lado“. São mais domésticos do que os representantes de outras variantes e costumam preocupar-se com a estabilidade da vida no lar, sendo quase sempre os responsáveis pelos impostos, contas, seguros etc. da casa.
Essas pessoas não disfarçam facilmente sua carência e ansiedade. Na verdade, podem inclusive usá-las para angariar respaldo e alianças - a vulnerabilidade pode fomentar iniciativas de auxílio. A tendência a inquietar-se com pequenas coisas pode levá-las a raciocínios catastróficos e pessimistas. (“O aluguel está cinco dias atrasado? Então com certeza vamos ser despejados!”). São pessoas em geral frugais, que se preocupam muito com questões financeiras. É comum discutirem por causa dos recursos.
Na faixa não-saudável, os Autopreservacionistas do tipo 6 tornam-se extremamente pegajosos, dependentes e nervosos. Permanecem em situações punitivas – maus casamentos ou empregos demasiadamente estressantes – porque tem pavor de ficar sem apoio. Podem agarrar-se com tal ansiedade aos relacionamentos que acabam alienando as pessoas com quem mais queriam estar. A paranóia pode torná-los mais agressivos: exageram os perigos e atacam os “inimigos” para impedir que possam ameaça-los. Ironicamente, isso geralmente termina por destruir seus sistemas de segurança.
TIPO 6 - SOCIAL
Angariando apoio.
Os representantes Sociais típicos do tipo 6 lidam com a ansiedade recorrendo aos amigos e aliados para obter apoio e segurança. São muito amigáveis e procuram criar vínculos com as pessoas, desarmando-as com o afeto e o humor. Como muitas vezes riem de si mesmos e oferecem com desenvoltura seu apoio e afeição, podem ser confundidos com os representantes do tipo 2. São os representantes desta variante os que mais se preocupam em adaptar-se. São relativamente idealistas e, como gostam da sensação de fazer parte de algo maior – uma causa, uma empresa, um mvimento ou um grupo –, dispõem-se a grandes sacrifícios em nome de suas afiliações.
A adesão a protocolos e procedimentos às vezes os faz parecer com os representantes do tipo 1. Eles buscam segurança por meio de acordos, obrigações e contratos, para garantir que não se aproveitem de seu esforço. Quando se sentem inseguros, procuram locais onde possam encontrar pessoas que pensem igual e se ajudam mutuamente (como Vigilantes do Peso, Acoólicos Anônimos etc).
Embora capazes de grandes sacrifícios pelas pessoas e pelo grupo a que pertencem, eles costumam ter dificuldade em trabalhar por seu próprio sucesso ou desenvolvimento. A ansiedade pode levá-los a buscar consenso antes de agir e tomar decisões e a imaginar as prováveis reações das pessoas. A própria indecisão os aborrece e provoca ambivalência diante da dependência de aliados ou autoridades. Eles temem perder o apoio de que dispõem, mas irritam-se com as restrições que isso implica. A frustração pode levá-los a atitudes passivo-agressivas diante de amigos e autoridades. Quando estressados, sentem-se facilmente pressionados, explorados e subestimados. Nessas ocasiões, mostram-se pessimistas e negativos.
Na faixa não saudável, essas pessoas podem tornar-se fanáticas por crenças, causas e grupos. Nesse caso, desenvolvem uma mentalidade do tipo “nós contra o mundo”, sentindo-se acossadas por um ambiente hostil (um pouco à maneira dos representantes menos saudáveis do tipo 8). Podem julgar as próprias convicções inquestionáveis (mesmo que os outros lhes mostrem o contrário) e escravizar-se a uma determinada autoridade, enquanto se mostram paranóicos em relação às autoridades que não se enquadrem em seus próprios sistemas de crenças.
TIPO 6 - SEXUAL (Um a Um)
Símbolos de Poder e Associação.
O representantes Sexuais típicos do Tipo 6 cultivam a força física, o poder e/ou a atração física para sentir-se seguros. Os mais agressivos recorrem à força e a demonstrações de valentia parecidas às do tipo 8 ("Não se meta comigo"), ao passo que o mais fóbicos usam o coquetismo e a sexualidade para desarmar as pessoas e angariar apoio, à maneira do Tipo 4. Eles mascaram as inseguranças recorrendo à auto-afirmação ostensiva e ao desafio da autoridade ou ao flerte e à sedução.
Muito conscientes de seus atributos, essas pessoas cuidam do físico, não por uma questão de saúde, mas sim para aumentar sua força e atração sexual. Como querem ter um parceiro forte e capaz, testam-no frequentemente a fim de verificar se continuarão com elas e ganhar tempo para avaliar-lhes o caráter e a força.
Os representantes Sexuais do Tipo 6 desafiam mais abertamente a autoridade que os das demais Variantes Instintivas, principalmente quando se sentem ansiosos. Além disso, são os que mais duvidam dos outros e de si mesmos. Eles são capazes de violentas explosões emocionais quando suas inseguranças são expostas ou seus relacionamentos correm perigo. Quando ansiosos, podem voltar-se contra terceiros e até contra seus próprios defensores, em vez de atacar a verdadeira razão de suas ansiedades. São típicas as tentativas de desqualificar as pessoas ou manchar-lhes a reputação, especialmente pela difusão de boatos.
Na faixa não-saudável, essas pessoas se tornam depressivas e imprevisíveis, principalmente se suas reações tiverem afetado negativamente os relacionamentos mais íntimos. O comportamento impulsivo e autodestrutivo alterna-se com ataques irracionais. A paranóia pode fazer parte do quadro, em geral caracterizada pela obsessão e pela concentração em determinados inimigos pessoais.
TIPO 7 - AUTOPRESERVAÇÃO
Garantindo o Meu.
Os típicos Autopreservacionistas do Tipo Sete são pessoas cheias de energia e determinação, principalmente quando se trata de garantir que seus prazeres e necessidades sejam sempre satisfeitos. Seus interesses e preocupações tendem a relacionar-se ao prático e ao material (ou, nas palavras imortais de Scarlett O'Hara, "Juro por Deus que jamais passarei fome novamente!"). Essas pessoas tendem a ser ambiciosas e a dar duro para poder dispor de várias opções.
Além disso, os Autopreservacionistas do Tipo Sete são consumistas no sentido clássico da expressão: gostam de fazer compras, viajar e mimar-se, empenhando-se sempre em descobrir novas possibilidades de prazer (catálogos e guias de espetáculos, viagens e restaurantes). Essas pessoas estão sempre atentas a pechincha e liquidações e gostam de conversar a respeito com os amigos. ("Descobri umas gracinhas de canecas numa loja que abriu há pouco tempo." "Puxa, esse monitor é excelente. Por quanto você o comprou?") Embora gostem de sair e conversar, temem depender dos outros ou que estes dependam delas.
Os Autopreservacionistas menos saudáveis do Tipo Sete podem demonstrar impaciência e nervosismo quando suas necessidades não são logo atendidas. Preocupados em não sofrer privações, muitas vezes ficam ansiosos quando perdem algum conforto ou apoio material. (Não raro, têm medo de passar fome.) Essas pessoas podem tornar-se extremamente exigentes e mal-humoradas quando são frustradas, pois esperam que os outros lhes satisfaçam as necessidades assim que elas as manifestem - ou até antes disso.
Na faixa não-saudável, obstinadas com sua própria necessidade de segurança, essas pessoas mostram-se descorteses e desatentas perante os demais. Sem tolerar interferências, lançam-se agressivamente à busca de tudo aquilo que crêem que as tornará mais seguras e menos ansiosas. A irresponsabilidade e o descomedimento em relação aos próprios recursos podem levá-las a desbaratá-los, estragando a saúde, jogando a dinheiro ou gastando em demasia. Assim, podem passar do limite e permitir-se todo tipo de excesso.
TIPO 7 - SOCIAL
O Que Estarei Perdendo.
Os representantes Sociais típicos do Tipo Sete costumam cultivar um grupo de amigos e "conselheiros" que partilham de seus interesses e entusiasmos. Por meio desse grupo, eles se informam das novidades e obtêm os estímulos e a variedade que apreciam. Como são idealistas, gostam de envolver-se com causas sociais. Porém, depois que o fazem, às vezes sentem-se atados, pois seu ritmo é mais rápido do que o dos outros. Nessas ocasiões, vêem a responsabilidade social como um estorvo, pois ficam divididos entre o desejo de honrar seus compromissos e o de largar tudo e cuidar de sua vida. Além disso, os repressentantes sociais deste tipo estão sempre em busca de algo mais interessante ("Essa festa de ano novo parece que vai ser boa, mas aposto que a do Ted vai pegar fogo depois da meia-noite! "). Eles se ressentem diante da autoridade, vendo-a como arbitrária e desnecessária - mais uma fonte de restrição social.
Os representantes Sociais menos saudáveis do Tipo Sete tendem a dispersar sua energia no que podemos chamar de meios compromissos: gostam de ter a agenda sempre cheia, mas estão sempre anotando também algumas "alternativas". Assim, colocam muitos ferros no fogo, mas não esperam que nenhum fique em brasa. São pessoas amigáveis e mesmo encantadoras, mas muito ariscas, podendo facilmente cancelar seus compromissos se a ansiedade ou uma opção mais promissora surgirem.
Na faixa não-saudável, essas pessoas tendem a dissipar sua energia e seu talento numa interminável sucessão de festinhas, encontros sociais ou "reuniões de planejamento" que nunca acabam em nada. Deixando atrás de si uma trilha de iniciativas interrompidas e corações partidos, são como aves de arribação, inquietas e inquietantes, pois a fuga da ansiedade as torna irresponsáveis e conduz a "cenários sociais" potencialmente arriscados e destrutivos.
TIPO 7 - SEXUAL (Um a Um)
O Neófilo.
Os típicoss representantes Sexuais do Tipo Sete estão em constante busca de coisas novas, que fujam do ordinário. Como os do Tipo Quatro, eles tendem a rechaçar o mundano - são pessoas que querem viver a vida intensamente em todas as suas atividades e interações. Vendo-a através da lente da imaginação, elas idealizam a si mesmas, aos relacionamentos e à realidade. Frequentemente, essas pessoas demonstram curiosidade em relação a uma ampla gama de coisas, deixando-se fascinar por ideias e assuntos que estão na crista da onda. A atração que une os representantes Sexuais do Tipo Sete àquele que consideram interessante é magnética. Quando o radar de seu instinto sexual detecta alguém assim, não hesitam em aproximar-se usando de todo o seu charme e interesse. Da mesma forma que o objeto de sua curiosidade temporariamente o deslumbra e hipnotiza, eles são capazes de induzir sensações semelhantes nos demais. Essas pessoas gostam da emoção de fantasiar com seu novo objeto de desejo, imaginando futuras aventuras e interesses comuns. Elas amam ideias loucas, humor e espírito - seu raciocínio é bastante rápido, mas isso pode trazer inquietação não só a elas mas também aos seus relacionamentos.
Nos níveis menos saudáveis, essas pessoas podem tornar-se volúveis nos interesses e também no afeto. Elas temem o compromisso, preferindo a intensa paixão das fases iniciais de um relacionamento. (Amam o amor.) O romance e o processo de descoberta mútua as deleita, mas, assim que os sentimentos se tornam familiares, elas partem em busca de novas possibilidades. A inquietude as faz perder o discernimento e envolver-se com modismos e ideias espetaculares que, apesar da embalagem glamourosa, são pouco mais que distrações temporárias. Logo vem a decepção.
Nas faixas não-saudáveis, os representantes Sexuais do Tipo Sete podem buscar emoções com ainda menos prudência. Assim, poderão envolver-se em projetos malucos e casos amorosos pouco viáveis e perigosos, tornando-se caçadores de emoções que buscam cada vez mais fonte de prazer e diversão porque cada vez menos conseguem gozá-las. Viver no limiar as torna pessoas duras e dissolutas, que muitas vezes se esgotam ou se prejudicam irreversivelmente com seus excessos.
TIPO 8 - AUTOPRESERVAÇÃO
O Sobrevivente.
Os típicos Autopreservacionistas do Tipo Oito são os que mais prezam a sensatez. No intuito de ter dinheiro e poder suficientes para garantir seu bem-estar e o de seus entes queridos, concentram-se nas questões práticas e no "ganha-pão". Amantes da privacidade do lar, são eles os mais domésticos dentre os representantes de seu tipo. Porém, independentemente de serem homens ou mulheres, essas pessoas fazem questão de ser quem "veste as calças". Elas tendem a ser mais materialistas que os representantes das outras duas Variantes Instintivas: desejam o dinheiro pelo poder que confere, mas também gostam de adquirir bens (como carro ou imóveis) que simbolizem seu destaque e importância. São também as que mais tendem a viciar-se no trabalho, podendo ter vários empregos ou trabalhar longas horas para conseguir uma renda que lhes dê satisfação e proteção.
Os Autopreservasionistas do Tipo Oito tendem a preocupar-se em proteger suas posses e investimentos. Com efeito, inclusive no lar, são em geral extremamente zelosos de seu território. ("Ninguém entra na garagem sem minha permissão! ") Sentem-se seguros quando sabem onde estão suas coisass e têm certeza de que elas estão a salvo. Portanto, estão sempre certificando-se de que suas finanças, sua posição pessoal e profissional e suas posses não correm nenhum risco.
Na faixa não-saudável, os Autopreservacionistas do Tipo Oito podem revelar-se tiranos e até ladrões, justificando seu comportamento destrutivo com a alegação de estar contribuindo para tornar os outros "mais fortes", afinal, o mundo é uma selva. No mínimo, eles vêem razão em seu egoísmo e procuram satisfazer suas necessidades - geralmente financeiras e sexuais - sem a mínima consideração pelos sentimentos alheios. Não hesitam em atacar e fragilizar as pessoas para proteger os próprios interesses e garantir que ninguém venha a ameaçar sua segurança material.
TIPO 8 - SOCIAL
Entusiasmo e Camaradagem.
A intensidade do Instinto Social se manifesta no Tipo Oito por fortes laços que seus representantes criam com as pessoas. A honra e a confiança são muito importantes para eles, que gostam de testar os amigos e fazer pactos com aqueles que se mostram confiáveis, criando assim sólidas amizades. A sensação de inadequação e rejeição é minorada quando se cercam de amigos seguros que os aceitam como são. (Nem todos são aceitos em seu círculo mais íntimo, mas, para os que passam no teste demonstrando lealdade e firmeza, o céu é o limite.). As noitadas, excursões de fim de semana e recepções para os amigos são a maneira de relaxar que mais agrada às pessoas desta Variante Instintiva, as quais fazem qualquer coisa pelos seu poucos eleitos. Elas gostam de promover reuniões sociais, comer e beber com os amigos e compartilhar aventuras com "gente boa". Além disso, gostam de debater - o mais acaloradamente possível - questões como política, esporte ou religião.
Nos níveis inferiores, os representantes Sociais do Tipo Oito correm o risco de negligenciar os amigos ou rejeitá-los após qualquer desavença. Sentem-se traídos com facilidade e tendem a guardar rancor por mais tempo que a maioria da pessoas. Quando banem alguém de seu círculo mais íntimo, dificilmente o deixam aproximar-se de novo, preferindo mantê-lo para sempre "na geladeira". Além disso, seu pendor para criar histórias pode degenerar em flagrantes exageros: tornam-se tratantes e enroladores, cheios de encanto e promessas, mas pouco dispostos a realmente ajudar as pessoas.
Na faixa não-saudável, devido à sensação de rejeição e traição, essas pessoas podem tornar-se solitárias e extremamente anti-sociais. Tornam-se irresponsáveis e autodestrutivas, além de particularmente propensas ao abuso de drogas. A mistura entre a raiva e as drogas poderá destruir rapidamente tudo que há de bom em sua vida. Uma vez nesse estado, essas pessoas mostram-se incapazes de compreender o mal que fazem a si mesmas e aos outros.
TIPO 8 - SEXUAL (Um a Um)
Assumindo a Responsabilidade.
Os típicos representantes Sexuais do Tipo Oito são os mais intensos e carismáticos de todo os deste tipo. Eles reagem com paixão a tudo aquilo que lhes interessa e querem causar grande impacto na vida daqueles que o rodeiam. (Tal impacto pode ser positivo ou negativo, a depender naturalmente de seu Nível de Desenvolvimento). Como os seus colegas da Variante Social, eles gostam de diversão e agitação, embora tenham uma veia mais rebelde. Dotados de um malicioso senso de humor, eles gostam de ser "maus". Apesar de capazes de profundo amor e devoção, podem ver na intimidade uma luta pelo poder e uma oportunidade de aumentar sua auto-estima. Assim, talvez gostem de discussões e se mostrem ríspidos com os mais íntimos: reagem a gentileza com impaciência. Como os Autopreservacionistas, podem ser competitivos, porém mais pelo prazer da competição que para obter segurança. Na verdade, perdem o interesse quando ganham rápido demais, e isso se aplica também aos relacionamentos íntimos.
Nos níveis inferiores, a Variante Sexual pode levar essas pessoas a exigir atenção, coerência e fidelidade e a mostrar-se pouco tolerantes diante de qualquer hesitação do outro. No fundo, elas se vêem no papel de mentoras e responsáveis e querem moldar o outro da forma que mais se adapte ao seu plano e necessidade. O fato de terem sempre uma opinião sobre qualquer aspecto da vida do parceiro dificulta-lhes a manutenção de uma relação de igualdade.
Nas faixas menos saudáveis, essas pessoas poderão tentar controlar e dominar completamente o parceiro. Assim, demonstrarão muito ciúme e verão o outro como uma posse sua, além de poderem querer isolá-lo dos amigos e conhecidos. Nos casos mais graves, é possível ocorrerem episódios de agressão e vingança e crime passionais.
TIPO 9 - AUTOPRESERVAÇÃO
O Que Busca o Conforto.
Os típicos Autopreservacionistas do Tipo Nove são pessoas agradáveis, de trato fácil, que não pedem muito da vida. Elas preferem os prazeres simples e de fácil obtenção: comer no restaurante fast-foodmais próximo, ver a reprise de um clássico na TV e "apagar" numa poltrona confortável. Embora possam ser muito talentosas, em geral são pouco ambiciosas. Sua forma característica de lidar com ansiedade é envolver-se na rotina, podendo valer-se de afazeres corriqueiros para evitar lidar com grandes planos e desafios. Essas pessoas às vezes se deixam atrair cada vez mais por pequenas recompensas como forma de compensar a incapacidade de realizar os seus verdadeiros desejos - mas sempre com alguma ansiedade reprimida por não satisfazer suas verdadeiras necessidades.
A inércia característica deste tipo transparece mais visivelmente nesta variante. A apatia e o desleixo podem dificultar a essas pessoas a iniciativa para obter o que realmente desejam ou cuidar de suas necessidades básicas. Elas podem recorrer cada vez mais à comida e à bebida como meio de suprimir a raiva e a ansiedade e, como geralmente têm bom apetite, há uma propensão ao vício. Essas pessoas não querem que ninguém perturbe sua agradável disposição de espírito e muitas vezes resistem às interferências mantendo-se teimosamente caladas.
Na faixa não-saudável, os Autopreservacionistas do Tipo Nove caem em profunda apatia diante da vida e podem sofrer de fadiga e baixo índice de desempenho. Nesse caso, tornam-se sedentárias crônicas, fecham-se emocionalmente e, aos poucos, vão desperdiçando a saúde, os relacionamentos e as oportunidades. Vício e dependências são comuns.
TIPO 9 - SOCIAL
A Família Feliz.
Os repressentantes Sociais típicos do Tipo Nove são os que mais se interessam em aproximar as pessoas e promover a paz. Eles gostam de envolver-se com os outros, de tomar parte no que acontece, mas também resistem a ideia de atender a demasiadas expectativas. Assim, podem estar fisicamente presentes, mas mental e emocionalmente distantes. Eles geralmente têm um alto nível de energia e gostam de atividades, contanto que dentro de estruturas familiares, predefinidas. Embora não se neguem a colaborar com as pessoas, gostam de saber exatamente o que se espera deles. Surpreendentemente, essas pessoas podem ser muito convencionais e conformistas, no sentido de cumprir as expectativas de seu círculo social, mas também se mostram ansiosas diante da possibilidade de perder a própria identidade, de tornar-se um apêndice ou "clone" de outrem.
A insegurança quanto ao seu próprio valor, juntamente com o desejo de agradar e adaptar-se, leva essas pessoas a ter dificuldade em dizer "não". Todavia, elas normalmente acabam resistindo de alguma maneira, em geral passivo-agressiva. A tentativa de agradar a diversas pessoas e grupos sociais de sua vida pode levá-las a dispersão e ao desencantamento, como no caso do Tipo Sete. Essas pessoas muitas vezes têm problemas quando precisam traçar metas pessoais e levá-las a cabo.
Na faixa não-saudável, os representantes Sociais do Tipo Nove podem mostrar-se resignados e deprimidos diante de sua falta de desenvolvimento. Sua grande insegurança e carência em geral são mascaradas pela insipidez no plano emocional. As demonstrações de raiva e indignação poderão afastar os demais, aumentando assim a sensação de isolamento.
TIPO 9 - SEXUAL
Fusão.
Os típicos representantes Sexuais do Tipo Nove querem assumir as qualidades mais enérgicas do outro, e isso os leva a gravitar em torno de tipos agressivos. Assim, poderão eles próprios também demonstrar alguns traços acessórios de agressividade. Tendem a ser mais atrevidos que os representantes das demais variantes, e sua ira é facilmente despertada quando pressentem ameaças aos seus relacionamentos. Eles buscam uma parceria completa, pensando nela como "nossa" - em vez de "minha" – vida. É como se quisessem que o outro se integrasse a eles. Muitas vezes o idealizam, sem querer enxergar seus defeitos, mas podem também tornar-se críticos e exigentes, principalmente se tiverem Asa Um. Os elogios que o outro merece são elogios ao eu; o mesmo vale para as ofensas e decepções.
O outro torna-se o centro de gravidade, o eixo da identidade dos representantes Sexuais do Tipo Nove. Por conseguinte, podem não conseguir desenvolver uma identidade própria e estabelecer sua independência. Eles podem ser criaturas de um extremo romantismo, lembrando assim os representantes do Tipo Quatro. No quadro final podem entrar fantasias irrealistas de salvação - o "complexo de Cinderela" -, ilusões, e apego excessivo aos entes queridos.
Na faixa não-saudável, essas pessoas tornam-se extremamente dissociadas e deprimidas, aparentando não possuir um eu central. Incapazes de fundir-se adequadamente ao outro, sentem-se perdidas. Fantasias com o outro mesclam-se a fantasias de raiva e vingança, embora raramente atuadas. Elas acabam tendo relacionamentos cuja tônica é a dependência ou lutando sozinhas, à espera de um. Há também a possibilidade de o eu tornar-se uma função de antigos relacionamentos. ("Meg e eu éramos o mais perfeito dos casais. Sinto tanto a sua falta desde que ela morreu.").