top of page

Toque Físico

Quinta linguagem do amor: Toque Físico

 

Você se sente amado(a) através de abraços, beijos etc.

 

Alguns trechos do livro que se referem a essa linguagem:

 

Andar de mãos dadas, beijar, abraçar e ter relações sexuais são formas de comunicar amor emocional a seu cônjuge.

 

Os toques amorosos podem ser explícitos e exigir sua total atenção, como um carinho nas costas ou uma preliminar sexual, culminando no ato em si. Por outro lado, os toques podem ser implícitos e exigir apenas um instante, como colocar a mão no ombro do cônjuge enquanto você enche sua xícara de café ou roçar seu corpo no dele enquanto passa pela cozinha.

 

Se a relação sexual é o dialeto primário de seu cônjuge, ler e discutir sobre a arte do amor sexual certamente aprimorará sua expressão de amor.

 

Ao descobrir que toque físico é a linguagem do amor primária do cônjuge, sua imaginação será o único limite quanto às maneiras de expressar amor. Inventar novos jeitos e locais onde tocar pode ser um desafio excitante.

 

Tente novos toques em novos lugares e permita que seu cônjuge lhe diga se acha aquilo agradável ou não. Lembre-se: ele tem a palavra final. Você está aprendendo a falar a linguagem dele.

 

No momento de crise, o abraço é quase instintivo.

 

Nem sempre conseguimos alterar os acontecimentos, mas é certamente possível superá-los se nos sentirmos amados.

 

As crises fornecem uma oportunidade singular de expressar amor. Seu toque terno será lembrado muito tempo após a crise ter passado. A ausência do toque, porém, talvez jamais seja esquecida.

 

Em termos emocionais, eles anseiam que seu cônjuge os procure e os toque fisicamente. Passar a mão pelos cabelos, fazer um carinho nas costas, andar de mãos dadas, abraçar, ter relações sexuais—todos esses e outros “toques amorosos” são o suprimento de vida da pessoa cuja linguagem do amor primária é toque físico.

 

Sugestões caso a linguagem do amor do seu cônjuge seja Toque Físico:

 

(1)

Enquanto caminham do carro até a loja, segure a mão do seu cônjuge.

 

(2)

Enquanto fazem uma refeição juntos, deixe seu joelho cair para o lado e encostar no de seu cônjuge.

 

(3)

Vá até seu cônjuge e diga: “Já disse ultimamente que amo você?”. Pegue-o nos braços e abrace-o enquanto acaricia suas costas e continue: “Você é demais!”. (Resista à tentação de correr imediatamente para o quarto.) Passem para a etapa seguinte.

 

(4)

Enquanto seu cônjuge estiver sentado, vá até ele por trás e faça-lhe uma massagem nos ombros.

 

(5)

Quando estiverem sentados juntos na igreja e o pastor fizer uma oração, segure as mãos de seu cônjuge.

 

(6)

Dê início ao sexo fazendo uma massagem nos pés de seu cônjuge. Continue em outras partes do corpo, contanto que isso traga prazer a ele.

 

(7)

Quando familiares ou amigos visitarem vocês, toque seu cônjuge na presença deles. O ato de colocar seu braço em torno do cônjuge enquanto conversam ou simplesmente colocar as mãos nos ombros dele diz: “Mesmo com todas essas pessoas em nossa casa, ainda vejo você”.

 

(8)

Quando seu cônjuge chegar em casa, receba-o um passo antes do normal e dê-lhe uma grande saudação de boas-vindas. A ideia é variar a rotina e aprimorar uma pequena “experiência de toque”.

bottom of page