top of page

Tipo 9 - Aprofundamento

Eneagrama Tipo Nove

 

MEDIADOR

 

TIPO NOVE: EM BUSCA DA HARMONIA

 

As pessoas do Tipo Nove no Eneagrama são motivadas pelo desejo de harmonia. Elas são capazes de enxergar a interligação entre todos os aspectos da vida – o maravilhoso e o difícil, a humanidade, a natureza e o cosmos. Tudo está unido em um todo simbiótico, como se equilibrado em uma sinfonia. Quando conectadas a essa verdade, as pessoas do Tipo Nove sentem uma permanente paz interior. Levam esse senso de serenidade às suas interações com o mundo. Elas se destacam em deixar as pessoas à vontade e criar ambientes nos quais todos se sentem bem-vindos.

 

FAIXA SAUDÁVEL

 

As pessoas do Tipo Nove na faixa saudável oferecem uma presença reconfortante e estável. Sua profunda ligação com o eu e com os outros faz com que sejam uma fonte de calma e força silenciosa. Convicções poderosas e arraigadas escondem sua natureza delicada. Ninguém consegue intimidar uma pessoa do Tipo Nove equilibrada. Sua natureza tolerante e compreensiva as torna excelentes mediadores que são capazes de escutar múltiplos lados da história e empatizar com diferentes perspectivas. Elas muitas vezes ascendem à liderança porque são muito simpáticas e capazes de resolver divergências.

 

É um mediador nato. Ele enxerga e valoriza a perspectiva das outras pessoas e consegue encontrar harmonia no que parecem ser pontos de vista irreconciliáveis. É altruísta, flexível e gosta de incluir. Esse Nove raramente se apega à própria maneira de ver ou fazer as coisas. Aprendeu a tomar decisões com base nas prioridades certas. É uma pessoa inspiradora, que realiza plenamente seu potencial.

 

 

FAIXA MÉDIA

 

Enquanto as pessoas do Tipo Nove na faixa saudável incorporam todos os aspectos da vida ao seu sentimento de paz interior, as pessoas do Tipo Nove na faixa média sentem que precisam evitar o conflito e se dar bem com os outros em todos os momentos. Bondosas e complacentes, sua natureza harmoniosa e agradável as torna amigos ou colegas amáveis. Elas concordam com o que as pessoas à sua volta desejam a fim de manter a paz, desconsiderando suas próprias necessidades e seus desejos. Quando as pessoas do Tipo Nove “se desligam”, elas se tornam progressivamente alheias aos outros e distantes do mundo à sua volta. A extrema passividade e a indiferença podem fazer com que as outras pessoas fiquem frustradas com elas.

 

Embora normalmente pareça doce e de fácil relacionamento, é teimoso e desconectado de sua raiva. Ele se negligencia. Embora normalmente não se sinta importante, às vezes acorda e percebe que precisa se esforçar e investir em si mesmo. Mostra-se disposto a se posicionar e a defender a justiça em favor dos outros, mas não é muito provável que se arrisque a fazer o mesmo por si. Não é do tipo que pede muito, mas aprecia o que os outros realizam por ele.

 

FAIXA NÃO SAUDÁVEL

 

As pessoas do Tipo Nove na faixa não saudável não medirão esforços para evitar o conflito e se dissociam a ponto de se tornar extremamente negligentes com relação a si mesmas e aos outros. Nesse ponto, elas podem ficar completamente entorpecidas, confusas e separadas de si mesmas. É proveitoso para as pessoas do Tipo Nove cultivar a assertividade. Quando perceberem que estão concordando com os outros, elas podem perguntar a si mesmas se realmente não se importam ou se têm uma opinião que não expressaram. Ao prestar atenção aos seus próprios desejos, elas podem identificar e perseguir as metas que são importantes para elas.

 

Tem dificuldade em tomar decisões e se torna dependente em excesso. Para amainar os sentimentos de tristeza e raiva, recorre a comportamentos entorpecedores. Lutando para manter a ilusão de que tudo vai bem, pode vacilar entre a submissão e a hostilidade aberta.

 

PONTOS DE MUDANÇA

 

No Ponto de Estresse o Tipo Nove se torna ansioso. Quando estressadas, as pessoas do Tipo Nove se libertam da sua calma típica e ficam nervosas, preocupando-se e examinando o ambiente em busca de possíveis ameaças.

 

No Ponto de Segurança o Tipo Nove se torna determinado. Nas situações estáveis, o desejo de atenção das pessoas do Tipo Nove se manifesta, e elas adotam um comportamento exibicionista de forma positiva. Ajuda as pessoas do Tipo Nove a aparecer no mundo de uma maneira autêntica e admirável.

 

NO TRABALHO

 

TIPO NOVE: O MEDIADOR DESPREOCUPADO

(pontos fortes = faixa saudável | desafios = faixa media e não saudável)

 

Sempre em busca de harmonia, as pessoas do Tipo Nove do Eneagrama são capazes de perceber que estamos todos conectados. Seu desejo de paz pode resultar em serenidade ou passividade nas suas interações no local de trabalho.

 

Pontos fortes: essas personalidades pacientes têm o dom de enxergar os dois lados de uma questão e guiar os outros para o consenso. Por causa desses talentos, as pessoas do Tipo Nove são capazes de se relacionar facilmente. Até mesmo em situações incômodas, as pessoas do Tipo Nove altamente funcionais têm o dom de deixar todos à vontade. Elas criam ambientes de trabalho relaxantes, nos quais todos se sentem bem e acolhidos.

 

Desafios: as pessoas do Tipo Nove têm uma abordagem lenta, delicada e flexível que pode levá-las a não dizer o que pensam ou compartilhar suas ideias. Elas podem passar desapercebidos no trabalho, o que faz com que sua valiosa criatividade não seja utilizada. As pessoas do Tipo Nove podem até mesmo se meter em apuros por se recusar a tomar uma posição. Quando estressadas, elas podem se recusar obstinadamente a participar das coisas.

 

NO RELACIONAMENTO

 

TIPO NOVE: PAZ E HARMONIA

 

As pessoas do Tipo Nove buscam parceiros com quem sintam que podem ter relacionamentos tranquilos e harmoniosos. Quase todas as pessoas do Tipo Nove desejam ter uma parceria integrada, estável, na qual possam se sentir calmos, seguros e equilibrados. Gostam de parceiros que tomam a iniciativa nos relacionamentos, possibilitando que elas passem a fazer parte da vida deles. Algumas pessoas do Tipo Nove são fisicamente muito ativas e gostam de parceiros que possam se dedicar a atividades físicas com elas. Não é raro ver as pessoas do Tipo Nove escolher parceiros a quem se sintam ligadas, compartilhando valores e desejos. Embora as pessoas de todos os tipos do Eneagrama desejem isso, as do Tipo Nove podem ser mais radicais. Elas receiam que qualquer divergência possa causar uma falta de harmonia no relacionamento.

 

Atributos e Atitudes

As pessoas do Tipo Nove são parceiros calmos, amáveis e solidários. Elas têm uma mentalidade positiva. Sabem como atenuar situações difíceis e manter a paz. Podem estabilizar parceiros que são naturalmente mais reativos ou pessimistas do ponto de vista emocional. Muitas delas apresentam a criatividade e a conexão com a natureza nos seus relacionamentos. As pessoas do Tipo Nove na faixa média podem se esquivar excessivamente dos conflitos nos relacionamentos românticos. Às vezes, para começar, elas podem nem mesmo querer admitir que existe um conflito. Algumas vezes, as pessoas do Tipo Nove dirão que concordam com o parceiro, enquanto fazem corpo mole ou o agridem verbalmente, fazendo com que o parceiro fique irritado e zangado com elas.

Fonte:

A Sabedoria do Eneagrama - Don Richard Riso e Russ Hudson

Eneagrama das Personalidades - Marco Meda​

Eneagrama Moderno - Kacie Berghoef e Melanie Bell​

Uma Jornada de Autodescoberta - Ian Morgan Cron e Suzanne Stabile

bottom of page