Tipo 6 - Aprofundamento
Eneagrama Tipo Seis
PRECAVIDO
TIPO SEIS: EM BUSCA DA ORIENTAÇÃO
As Pessoas do Tipo Seis no Eneagrama são movidas por uma busca pela orientação. Em sua melhor forma, elas se conectam com um senso claro de orientação e confiança em si mesmas, o que também ajuda a mostrar o caminho aos outros. Empenhadas e estáveis, as Pessoas do Tipo Seis são aliadas dedicadas e poderosas formadoras de equipes. Valorizam a colaboração e reconhecem que somos todos interdependentes. Na condição de líderes, elas cultivam um espírito de trabalho em equipe. É possível reconhecer o talento das pessoas do Tipo Seis por trás da tendência de organizações niveladas e não hierárquicas, nas quais os membros tomam decisões coletivamente e promovem uns aos outros.
FAIXA SAUDÁVEL
As pessoas do Tipo Seis na faixa saudável são muito corajosas. Reconhecem quando são chamadas para uma missão e trazem tenacidade e determinação para levá-la a cabo. Plenamente conscientes do seu medo e de sua apreensão, elas não deixam que isso as impeça de tomar medidas essenciais. Por meio dessa lição, elas ensinam os outros a confiar no seu GPS interior e distinguir a verdadeira orientação das de fontes menos perfeitas de recomendações legitimamente encaradas com ceticismo. As pessoas do Tipo Seis são envolventes, calorosas e simpáticas. Os outros adoram ficar por perto devido ao seu senso de humor e à sua comunicabilidade.
Aprendeu a confiar nas experiências de vida. Tem consciência de que certeza e previsibilidade precisa não são prováveis na maioria das situações. É um pensador lógico e produtivo que quase sempre organiza seus pensamentos e suas ações em torno do que seria mais vantajoso para o bem comum. Leal, honesto e confiável, o Seis saudável consegue julgar o caráter com profundidade. Crê que, no fim das contas, tudo vai dar certo.
FAIXA MÉDIA
Embora as pessoas do Tipo Seis na faixa saudável acreditem que as coisas darão certo, as pessoas do Tipo Seis na faixa média se preocupam com a possibilidade de alguma coisa dar errado. São trabalhadores diligentes que criam sistemas e detectam problemas nas organizações. Elas começam a procurar fontes externas de segurança e orientação. Ao se comprometer com um excesso de atividades, as pessoas do Tipo Seis podem ficar sobrecarregadas e tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Começam a testar aquilo com o que se comprometeram para ver se é confiável. A ambivalência, a reatividade e os comportamentos ambíguos fazem com que os outros fiquem inseguros com relação à posição das pessoas do Tipo Seis. A desconfiança e a paranoia acarretam um comportamento hostil e defensivo, que culpa os outros e infunde medo a eles.
Questiona quase tudo. Esforça-se para sair da própria mente e do padrão de se planejar sempre para o pior cenário. É excessivamente focado em autoridades e pode ser ou subserviente ou rebelde. Considera o mundo um lugar perigoso e reage lutando ou fugindo. Quando consegue administrar todas as suas ansiedades, esse Seis é comprometido com a educação, a igreja, o governo, a família e organizações sociais de serviço.
FAIXA NÃO SAUDÁVEL
As pessoas do Tipo Seis desequilibradas tentarão preservar sua segurança a qualquer custo. Elas se tornam progressivamente ansiosas, inconstantes e com medo das outras pessoas, ao mesmo tempo que buscam uma figura de autoridade ainda mais forte. Nesse ponto, elas podem ficar perturbadas e loucamente instáveis, o que as deixa em uma situação de risco, podendo ser atraídas por cultos e ter um comportamento autodestrutivo. É proveitoso para as pessoas do Tipo Seis adotar práticas que mitiguem a tagarelice mental, o que possibilita que tenham acesso ao seu sentimento interior de para onde ir e o que fazer. Em vez de consultar outras pessoas em busca de conselhos, elas podem adquirir o hábito de consultar primeiro a si mesmas.
Encontra perigos em toda esquina. Sua ansiedade beira à paranoia, pois teme que o mundo seja injusto e que, em sua maioria, as pessoas não sejam quem dizem ser nem se mostrem dignas de confiança. Incapaz de confiar até em si mesmo, busca figuras de autoridade e especialistas que tomem decisões em seu lugar. Esse Seis encontra defeitos nos outros e tende a cair em padrões associados ao mecanismo mental de projeção.
PONTOS DE MUDANÇA
No Ponto de Estresse o Tipo Seis se torna prepotente. Quando se cansam de se sacrificar pelo bem coletivo, as pessoas do Tipo Seis estressadas chamam a atenção para si mesmas exibindo-se.
No Ponto de Segurança o Tipo Seis se torna sereno. Nas situações estáveis, as pessoas do Tipo Seis trocam o trabalho árduo pelos devaneios e pela ociosidade. Possibilita que as pessoas do Tipo Seis baixem de fato a guarda e acreditem que as coisas vão dar certo.
NO TRABALHO
TIPO SEIS: O IGUALITÁRIO DEDICADO
(pontos fortes = faixa saudável | desafios = faixa media e não saudável)
As pessoas do Tipo Seis são as formadoras de equipe do Eneagrama, atribuindo um enorme valor à colaboração e à interconexão. Sua tendência de ser céticas conduz a uma capacidade magistral de resolver problemas, mas também, às vezes, à paranoia.
Pontos fortes: naturalmente colaborativas, as pessoas do Tipo Seis lideram a partir do interior de um grupo, inspirando igualdade e coleguismo. Uma vez envolvidas com um empreendimento, elas se dedicam ao trabalho árduo de vê-lo terminado. Não raro, elas são as solucionadoras de problemas da equipe, antevendo riscos e propondo soluções com antecedência. As pessoas do Tipo Seis altamente funcionais são valentes defensoras das pessoas e causas pelas quais se interessam.
Desafios: as pessoas do Tipo Seis se preocupam com resultados negativos e se concentram na maneira de evitá-los. Elas podem se envolver com preocupações no trabalho e se desviar da tarefa que precisa ser executada. Isso pode levá-las a fazer um grande esforço sem que necessariamente atinjam suas metas. As pessoas do Tipo Seis estressadas podem se queixar no emprego e levantar suspeitas nos outros a respeito de ameaças que podem não ser verdadeiras.
NO RELACIONAMENTO
TIPO SEIS: NOS BONS E NOS MAUS MOMENTOS
As pessoas do Tipo Seis procuram parceiros que tragam um espírito de orientação e apoio profundo e inabalável para o relacionamento. As pessoas de todos os tipos desejam parceiros que sejam dedicados a elas, mas as do Tipo Seis estão particularmente interessadas em saber que a pessoa com quem estão se relacionando estará com elas nos bons e nos maus momentos . As pessoas do Tipo Seis apreciam parceiros confiáveis , esforçados e estáveis . As pessoas do Tipo Seis podem ter uma sensação de incerteza e ansiedade a respeito dos seus relacionamentos , mesmo que estejam casadas há décadas. O nervosismo causado pela preocupação de que o parceiro não as esteja apoiando ou não esteja comprometido o bastante com o relacionamento sempre está presente . As pessoas do Tipo Seis procuram parceiros que sejam firmes e decididos , ao mesmo tempo que questionam a dedicação do parceiro a elas.
Atributos e Atitudes
As pessoas do Tipo Seis na faixa saudável apresentam um sentimento de orientação, amor estável e compromisso no relacionamento. Elas são capazes de conduzir o relacionamento e seu parceiro nas direções que mais os favoreçam. São pessoas gregárias e muitas vezes trabalham buscando o que é melhor para o bem comum do relacionamento. As pessoas do Tipo Seis na faixa média podem ser parceiras instáveis, constantemente preocupadas a respeito dos piores cenários possíveis e do que pode dar errado no relacionamento. O medo e a paranoia podem levá-las a fazer acusações de deslealdade, sem fundamento, aos seus parceiros, levando-os, ironicamente, a desconfiar das pessoas do Tipo Seis.
Fonte:
A Sabedoria do Eneagrama - Don Richard Riso e Russ Hudson
Eneagrama das Personalidades - Marco Meda
Eneagrama Moderno - Kacie Berghoef e Melanie Bell
Uma Jornada de Autodescoberta - Ian Morgan Cron e Suzanne Stabile