top of page

Tipo 3 - Aprofundamento

Eneagrama Tipo Três

 

REALIZADOR / VENCEDOR

 

TIPO TRÊS: EM BUSCA DO VALOR

 

O Tipo Três do Eneagrama é movido pela necessidade de brilhar, exemplificar e personificar um senso de valor pessoal. Vemos pessoas do Tipo Três que são hábeis em muitas disciplinas. O Tipo Três inclui empresários eficientes e realizados, atletas, celebridades, guias espirituais, rebeldes e pais. Em qualquer área da vida onde é possível prosperar, você provavelmente tem conhecimento de um Tipo Três que se destaca. Seguras de si e adaptáveis, as pessoas do Tipo Três impressionam com suas realizações e elegância. Servem muitas vezes de inspiração para que outros acreditem em si mesmos e sigam seus próprios sonhos.

 

FAIXA SAUDÁVEL

 

As pessoas do Tipo Três na faixa saudável brilham com um valor autêntico. Suas ações e seus comportamentos refletem o seu eu interior mais verdadeiro. Elas têm o coração aberto e combinam seus talentos com humildade e serviço. Têm consciência da sua adaptabilidade e naturalidade com uma autoapresentação flexível. Algumas pessoas do Tipo Três usam com alegria esse dom, empregando técnicas de performances para abrir os olhos das pessoas para um mundo de reluzentes possibilidades. Algumas empregam de modo persuasivo esse talento como oradores ou advogados de defesa. Esforçadas e orientadas para seus sonhos, as pessoas do Tipo Três equilibradas trazem à tona o que há de melhor em si mesmas e nos outros.

 

Transcendeu o objetivo de meramente ter uma boa aparência e está avançando no sentido de ser conhecido e amado por ser quem é, e não por aquilo que realiza. Continua amando estabelecer metas, elevar-se à altura do desafio e resolver problemas, mas seu valor próprio não está limitado a essas coisas. Tenta equilibrar sua energia abundante entre trabalho, descanso e algum tipo de prática contemplativa, reconhecendo a importância de ser em vez de fazer. Sente-se valioso, o que libera uma terna benevolência focada no bem comum.

 

FAIXA MÉDIA

 

As pessoas do Tipo Três na faixa média são voltadas para metas muitas vezes realizadas, mas definem seu sucesso em função de parâmetros externos, e não do seu coração. Estão em sintonia com os desejos dos outros à sua volta e se adaptam facilmente às expectativas deles a fim de ser bem-sucedidas. São muito focadas em resultados e farão o que for necessário para concluir as coisas. Mesmo assim, a aparência delas pode começar a parecer sedutora demais. Podem dar a impressão de ser falsas e excessivamente voltadas para o status, ao mesmo tempo que perdem o contato com seus autênticos desejos pessoais em nome do sucesso e das aparências. Podem se tornar exibicionistas, narcisistas e arrogantes com uma opinião megalomaníaca a respeito de si mesmas.

 

Não se contenta em conquistar um pouco; quer conquistar tudo. Passa tempo demais no trabalho ou na academia. Extremamente focado, sua necessidade de ter um bom desempenho se estende até ao tempo que passa treinando o time de futebol infantil ou fazendo trabalho voluntário na igreja. Vê o amor como algo a ser merecido, então tenta silenciar suas convicções interiores, valorizando o que outros definem como sucesso e esforçando-se para fazer cada vez mais e melhor. É confiante em suas habilidades, mas também ligado à imagem, sempre preocupado de que o mau desempenho o levará a perder sua posição aos olhos dos outros.

 

FAIXA NÃO SAUDÁVEL

 

As pessoas do Tipo Três na faixa não saudável buscam o sucesso a todo custo, indo a extremos para evitar o fracasso público, o que inclui comportamentos por baixo do pano que são “desonestos” e exploração dos outros. Nesse ponto, elas podem se tornar maldosas e vingativas, destruindo qualquer pessoa que possa ficar no caminho do seu sucesso e dos seus objetivos. É importante para as pessoas do Tipo Três entrar em contato com seus próprios sentimentos e desejos, especialmente de maneiras íntimas. Escutar o coração derreterá a frieza das pessoas do Tipo Três e deixará fluir seu potencial mais profundo, poderoso e verdadeiro.

 

Considera o fracasso inaceitável. Isso o torna incapaz de admitir erros e o leva a se comportar como se fosse superior aos demais. Desesperado por atenção, esse Três pode se deslocar do pecado capital do autoengano ao pecado do engano intencional, contando histórias forjadas sobre si mesmo e sobre suas realizações a fim de manter a própria imagem. Em sua pior condição, o Três pode ser mesquinho, maldoso e vingativo.

 

PONTO DE MUDANÇA

 

No Ponto de Estresse o Tipo Três se torna passivo. Quando emocionalmente esgotadas por estar se esforçando para alcançar o sucesso, as pessoas do Tipo Três ficam apáticas e se anestesiam, desligando-se.

 

No Ponto de Segurança o Tipo Três se torna dedicado. Nas situações estáveis, as pessoas do Tipo Três deixam que sua ansiedade transpareça e podem se perguntar se são bons o bastante. Ajuda as pessoas do Tipo Três a reconhecer o valor de trabalhar para um bem maior e ser verdadeiros membros de uma equipe.

 

NO TRABALHO

 

TIPO TRÊS: O EXECUTOR ADAPTÁVEL

(pontos fortes = faixa saudável - desafios = faixa media e não saudável)

 

As pessoas do Tipo Três são motivadas por sucesso e reconhecimento. Tendem a ser seguras de si e adaptáveis no trabalho, correndo o risco de valorizar mais a imagem do que o conteúdo. No local de trabalho, essas características se prestam a coisas positivas e negativas.

 

Pontos fortes: as pessoas do Tipo Três adaptáveis são capazes de avaliar rapidamente os desejos dos outros e fazer mudanças compatíveis com eles, criando uma afinidade natural para o marketing e a apresentação em múltiplas funções. No trabalho, as pessoas do Tipo Três são dedicadas e eficientes. Elas se concentram em atingir metas e são motivadas por tarefas e reconhecimento. Equilibradas, elas trazem o que têm de melhor para o trabalho e se destacam ao inspirar os outros.

 

Desafios: as pessoas do Tipo Três estressadas podem ser tentadas a tomar atalhos ou trabalhar demais para obter resultados. Podem apresentar uma imagem de elevada realização, ao mesmo tempo que negligenciam aspectos do trabalho menos visíveis, porém igualmente importantes. As pessoas do Tipo Três também podem resistir a delegar tarefas por acreditar que executarão melhor o trabalho do que seus colegas. O esgotamento é possível na presença de uma pressão elevada.

 

NO RELACIONAMENTO

 

TIPO TRÊS: UMA PESSOA AUTÊNTICA

 

As pessoas do Tipo Três são atraídas por parceiros que valorizam a autenticidade. Apreciam parceiros motivados, orientados para metas e comprometidos com uma vida que reflete quem são. As pessoas do Tipo Três apreciam parceiros que trabalham arduamente, mas também gostam daqueles que criam um equilíbrio harmonioso entre a vida e o trabalho e que demonstram que são sinceros e se esforçam para que o relacionamento dê certo. As pessoas do Tipo Três buscam muitas vezes uma pessoa “ideal” para ser seu parceiro. O significado de “ideal” pode variar em função das expectativas familiares e culturais. Algumas pessoas do Tipo Três, por exemplo, podem desejar um parceiro que seja tranquilo e dedicado ao lar, ao passo que outras podem preferir alguém com uma carreira de alto nível e que seja versátil. As pessoas do Tipo Três também podem buscar relacionamentos que tenham uma aparência favorável: um parceiro que sua família aprove, alguém que favoreça a imagem profissional do Tipo Três ou até mesmo um relacionamento que pareça “instigante”.

 

Atributos e Atitudes

As pessoas do Tipo Três na faixa saudável dão o melhor de si nos relacionamentos, demonstrando consideração aos seus parceiros ao fazer seja o que for que fazem melhor. Permanecem inspiradas para trabalhar em si mesmas e nos seus relacionamentos, não raro motivando o parceiro a fazer o mesmo. Elas têm orgulho do que seu parceiro traz para a relação. Sabem como elogiar e fazer com que ele se sinta valorizado. As pessoas do Tipo Três na faixa média podem se tornar escorregadias nos relacionamentos. Podem dar a impressão de que estão tentando “se promover”, fazendo com que o parceiro se pergunte quem é realmente a pessoa que ele ama. Também tendem a ser trabalhadores compulsivos, negligenciando seus relacionamentos na tentativa de alcançar seu próprio sucesso.

 

Fonte:

 

A Sabedoria do Eneagrama - Don Richard Riso e Russ Hudson

Eneagrama das Personalidades - Marco Meda​

Eneagrama Moderno - Kacie Berghoef e Melanie Bell​

Uma Jornada de Autodescoberta - Ian Morgan Cron e Suzanne Stabile

bottom of page