Tipo 2 - Aprofundamento
Eneagrama Tipo Dois
AJUDANTE / APOIADOR
TIPO DOIS: EM BUSCA DA CONEXÃO
As pessoas do Tipo Dois do Eneagrama são motivadas pelo desejo de se conectar com os outros por meio de relacionamentos amorosos, mutuamente estimulantes. Elas se importam profundamente com os outros e são versadas em reconhecer e satisfazer as necessidades deles. Podem, por exemplo, se informar e fazer perguntas a respeito da família de todos os colegas de trabalho com quem têm contato diário. Eles podem prestar assistência preparando refeições especiais, colocando seus amigos em contato uns com os outros para que se beneficiem dessa interação, proporcionando uma atenção personalizada ou oferecendo apoio sincero de várias outras maneiras.
FAIXA SAUDÁVEL
As pessoas do Tipo Dois equilibradas são abertas e naturalmente empáticas. Sintonizadas com os outros de modo intenso, elas são generosas e sabem como se conectar de maneira gentil com as pessoas. Extraem uma alegria altruísta dessas conexões. No ambiente de trabalho, elas se destacam no aconselhamento e no coaching. Seu altruísmo também se estende a si mesmas; elas valorizam o amor próprio e sabem quando e como cuidar de suas necessidades. Muitas pessoas do Tipo Dois na faixa saudável se tornam professores de cuidados pessoais e são livres para desenvolver talentos complementares, menos interpessoais, como a erudição ou o talento artístico.
Consegue nomear suas necessidades e sentimentos sem recear perder os relacionamentos. É generoso em seus esforços de amar e cuidar dos outros. O Dois feliz e seguro também estabelece limites apropriados, sabendo o que é seu dever fazer e o que não é. Cria um espaço confortável e seguro para os outros e, com frequência, muitos o consideram um amigo. Amáveis e amorosos, as pessoas do tipo Dois se adaptam bem à mudança de circunstâncias e têm consciência do eu verdadeiro que existe além dos relacionamentos.
FAIXA MÉDIA
As pessoas do Tipo Dois na faixa média são calorosas e cordiais. Em vez de dar abertamente e de um modo abnegado, elas “são um pouco tendenciosas” e procuram necessidades nos outros que elas possam satisfazer. Isso pode se manifestar por meio dos cuidados tradicionais ou de outras formas de ajuda. Extraem um forte senso de valor ao agradar e servir aos outros e começam a desejar a aprovação em troca. As pessoas do Tipo Dois podem se tornar manipuladoras, criando e satisfazendo necessidades para os outros e querendo que dependam da sua ajuda. O comportamento dominador e arrogante pode fazer com que as pessoas ao redor fiquem irritadas com a “ajuda” do Tipo Dois e rejeitem as iniciativas.
Está convencido de que expressar as próprias necessidades e sentimentos automaticamente ameaçará a estabilidade de seus relacionamentos. É uma pessoa generosa, mas, com frequência, espera algo em troca por seus esforços, seja de forma consciente ou não. Tem dificuldade em estabelecer limites e, em geral, só sabe quem é em relação a outras pessoas. Sente-se atraído por indivíduos poderosos, esperando que estes o definam, e usa a bajulação para se aproximar deles.
FAIXA NÃO SAUDÁVEL
Quando não saudáveis, as pessoas do Tipo Dois buscam amor e reconhecimento a todo custo e coagirão agressivamente as outras pessoas a se sentir culpadas e aceitar a ajuda delas. As pessoas do Tipo Dois podem recorrer a um extremo comportamento que se caracteriza como “dar para receber” que pode levar ao assédio e à vitimização ou a um colapso físico devido à autonegligência. É proveitoso para as pessoas do Tipo Dois criar o hábito de se sintonizar com seus sentimentos e impulsos físicos quando sentirem que sua energia está fluindo para fora. Conectar-se consigo mesmas possibilita o desenvolvimento de autênticas sintonias.
É codependente. No desejo de ser amado, aceita praticamente qualquer substituto: apreciação, carência, companheirismo e relações puramente interesseiras. Este tipo de Dois é inseguro, manipulador e muitas vezes desempenha o papel de mártir. Em vez de dar, investe, tentando ganhar amor ao satisfazer as necessidades dos outros — mas sempre esperando um retorno elevado pelo investimento.
PONTOS DE MUDANÇA
No Ponto de Estresse do Tipo Dois se torna agressivo. Quando esgotadas por cuidar das necessidades dos outros, as pessoas do Tipo Dois se tornam autoritárias e arrogantes.
No Ponto de Segurança do Tipo Dois se torna autoconsciente. Nas situações estáveis, as pessoas do Tipo Dois se sentem à vontade ao expressar suas emoções mais difíceis. Possibilita que as pessoas do Tipo Dois se conectem profundamente com quem elas são e equilibrem seu amor pelos outros com a autocura.
NO TRABALHO
TIPO DOIS: O EMPÁTICO FORMADOR DE OPINIÕES
(pontos fortes = faixa saudável | desafios = faixa media e não saudável)
As pessoas do tipo 2 são de fato sociáveis e comunicativas, movidas pelo desejo de construir relacionamentos afetuosos e mutuamente estimulantes. No local de trabalho, esse esforço de conexão pode ser ao mesmo tempo uma vantagem e um fardo.
Pontos fortes: empáticas e emocionalmente inteligentes, as pessoas do Tipo Dois se destacam ao levar seu toque pessoal ao trabalho. Muitas têm o dom de manter relacionamentos com clientes e colegas. Elas vão além para mostrar às pessoas com quem trabalham quanto significam para elas e estão sempre prontas a ajudar quando necessário. São valiosas mentoras e networkers. As pessoas do Tipo Dois podem contribuir em grande medida para a coesão da sua equipe.
Desafios: as pessoas do Tipo Dois podem se concentrar de tal maneira nas necessidades dos outros que perdem o contato com as suas próprias necessidades. Com frequência, elas se sentem à vontade em funções de apoio e podem trabalhar mais em segredo, ficando ressentidas quando sua contribuição não é reconhecida. Podem se tornar opressivas no seu esforço de ajudar ou desviar a atenção de tarefas e metas por se deixar distrair por interações pessoais.
NO RELACIONAMENTO
TIPO DOIS : UM VÍNCULO SINCERO
As pessoas do Tipo Dois estão procurando, acima de tudo, uma conexão centrada no coração. As pessoas do Tipo Dois gostariam de ter relacionamentos com pessoas amorosas que tragam um sentimento de carinho e compreensão ao relacionamento. As pessoas do Tipo Dois também apreciam parceiros que têm um forte senso de empatia e que estão interessados em desenvolver relacionamentos e vínculos. As pessoas do Tipo Dois também podem ser atraídas, intencional ou involuntariamente, para relacionamentos com pessoas que sentem que podem ajudar – que eles podem “corrigir”. Por exemplo, se uma pessoa do Tipo Dois tiver uma grande rede de contatos e gostar de desenvolver relacionamentos, ela pode se sentir atraída por um parceiro tímido do ponto de vista social. Ou então, caso goste de cuidar dos outros por meio de tarefas domésticas, ela pode procurar um parceiro que não goste dos serviços domésticos ou de consertar coisas, ou ainda que tenha dificuldades com isso. Essa atração de opostos ajuda as pessoas do Tipo Dois a sentir que têm algo a oferecer em troca do amor.
Atributos e Atitudes
As pessoas do Tipo Dois na faixa saudável tendem a demonstrar muita ternura e apreço pelos seus parceiros, tanto de uma maneira verbal quanto por meio das suas ações. Tendem a ser intuitivas sobre garantir que as necessidades dos parceiros sejam satisfeitas. As pessoas do Tipo Dois sempre suprirão seus parceiros com o que possam precisar e farão isso de uma maneira altruísta e humilde. Elas são parceiras meigas, emocionalmente conectadas e generosas. As pessoas do Tipo Dois da faixa média podem se tornar manipuladoras nos relacionamentos . Às vezes podem ir longe demais na sua “ajuda”, fazendo coisas que seus parceiros não precisam e que não pediram. Podem esperar ajuda e reconhecimento excessivos pelas suas ações, ficando ressentidas e carentes quando o parceiro não oferece o tipo de amor que desejam.
Fonte:
A Sabedoria do Eneagrama - Don Richard Riso e Russ Hudson
Eneagrama das Personalidades - Marco Meda
Eneagrama Moderno - Kacie Berghoef e Melanie Bell
Uma Jornada de Autodescoberta - Ian Morgan Cron e Suzanne Stabile