top of page

Atos de Serviço

Quarta linguagem do amor: Atos de Serviço

 

Você sente amado(a) quando alguém faz coisas por você.

 

Alguns trechos do livro que se referem a essa linguagem:

 

Refiro-me a fazer coisas que sabemos que o cônjuge gostaria que fizéssemos. Procura-se agradar por meio do serviço; é expressar amor por ele fazendo coisas para ele.

 

Exigem dedicação, planejamento, tempo, esforço e energia. Se realizados com um espírito positivo, são verdadeiras expressões de amor.

 

Devido às mudanças sociológicas dos últimos quarenta anos, não nos apegamos mais a certas noções dos papéis masculino e feminino na sociedade ocidental.

 

Sugestões caso a linguagem do amor do seu cônjuge seja Atos de Serviço:

 

(1)

Faça uma lista de todos os pedidos que seu cônjuge lhe fez nas últimas semanas. Escolha um deles por semana e o realize como expressão de amor.

 

(2)

Imprima cartões com a frase “Hoje mostrarei amor por você fazendo isto: ...”. Complete a sentença com coisas como: arrumar a bagunça, pagar as contas, consertar algo que esteja quebrado há muito tempo, arrancar o mato do jardim. (Você recebe pontos extra se realizar uma tarefa que tem sido adiada.)  Três vezes ao mês, entregue a seu cônjuge um bilhete de amor acompanhado do ato de serviço.

 

(3)

Peça a seu cônjuge uma lista das dez coisas que ele gostaria que você fizesse no próximo mês. Depois, peça-lhe que priorize os itens da lista enumerando-os de 1 a 10. Use a lista para planejar sua estratégia para um mês de amor. (Prepare-se para viver com um cônjuge feliz.)

 

(4)

Enquanto seu cônjuge estiver fora, peça às crianças que o ajudem com algum ato de serviço para ele. Quando ele entrar pela porta, reúna as crianças e gritem: “Surpresa! Nós amamos você!”. Depois, falem sobre o ato de serviço.

 

(5)

De qual ato de serviço seu marido reclama regularmente? Tome a decisão de encarar a queixa como uma indicação. Seu cônjuge está indicando que aquele ato é muito importante para ele. Se você escolher realizá-lo como uma expressão de amor, valerá mais que mil rosas.

 

(6)

Se os pedidos feitos a seu cônjuge são recebidos como reclamação ou desprezo, tente escrevê-los em palavras que sejam menos ofensivas. Compartilhe essa revisão do palavreado com seu cônjuge. Por exemplo: “O jardim sempre parece bonito, e realmente aprecio o que você faz. Adoraria agradecer-lhe desde já por cuidar do gramado nesta semana antes de Julie e Ben jantarem conosco”. Quem sabe seu marido responda: “Cadê o cortador de grama? Mal posso esperar!”. Experimente e veja.

 

(7)

Realize um grande ato de serviço, como organizar o escritório de casa; depois, coloque um bilhete no local com as palavras “Para (nome do cônjuge), com amor”, e assine seu nome.

 

(8)

Se você tiver mais dinheiro que tempo, contrate alguém para realizar o ato de serviço que você sabe que seu cônjuge gostaria que você realizasse, como um trato geral no jardim ou uma limpeza completa da casa.

 

(9)

Peça para seu cônjuge dizer diariamente os atos de serviço que de fato lhe transmitem amor. Procure incorporá-los à sua agenda diária. “Coisas pequenas” significam muito.

bottom of page